Pontos Turísticos

Rio Paraguaçu

O Rio Paraguaçu tem 600 km de extensão, nasce na Serra no Morro do Ouro, na Serra do Cocal, no Município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, toma direção no norte passando por vários locais. Mudando de posição oeste, entre outros passa pelos municípios de: Santo Estevão / Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira e São Felix.

Em Cabaceiras do Paraguaçu, sua visão panorâmica é vislumbrada devido a Barragem PEDRA DO CAVALO, barragem construída no Município de São Felix / Cachoeira, tornando-se então a Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo.

Sendo o Município de Cabaceiras do Paraguaçu, banhado por essa imensa beleza, o mesmo (Rio Paraguaçu), proporciona como principal meio de subsistência a pesca, porém o turismo atrai muitos visitantes.

 
Nascente - Olhos D'água

Cabaceiras é um Município composto por belas paisagens e pontos turísticos, dentre eles podemos encontrar a nascente de Olhos D'água, que apesar do aquecimento global, do desmatamento e dos diversos tipos de degradação, ainda continua viva e transbordando beleza para os moradores e visitantes.

O Potencial Turístico de Cabaceiras do Paraguaçu - Ba

O potencial turístico de Cabaceiras do Paraguaçu é muito forte, principalmente pelo fato de ser a terra natal do Poeta Castro Alves. A fazenda onde ele nasceu se tornou um Parque Histórico integrado ao patrimônio da Fundação Cultural do Estado da Bahia, onde estão expostas as obras, objetos pessoais do poeta, da sua família e dos seus amores. No Parque Histórico Castro Alves acontece também atividades artísticas e culturais voltadas para a comunidade, atraindo muitos visitantes interessados na obra e vida do poeta, entre eles pesquisadores e estudantes.

As festas populares também são grandes atrativos para os visitantes, entre elas estão: comemoração do nascimento do poeta Castro Alves, onde ocorre Cortejo Cultural, concurso de declamação de poesia, exposições; as festas juninas – Santo Antonio, São João e São Pedro – que tem um grande apreço pela comunidade e a cada ano atrai mais visitantes; Cavalgada da Independência, que reúne em torno de dois mil cavaleiros e a subida da Serra do Aporá que atrai muitos fieis de Nossa Senhora da Conceição, para assistir a missa que ocorre do alto da serra.

Outra modalidade de turismo que atrai muitos visitantes é o Turismo Ecológico, devido às riquezas naturais a serem exploradas no município, entre elas está o Rio Paraguaçu com área propicia para banho e para pratica de esportes náuticos; Cachoeira dos Olhos D'água com água cristalina rodeada de mata; Serra do Aporá com seus 1.500m de altura, onde acontecem eventos anualmente.