Durante quatro anos os agricultores do Município de Cabaceiras do Paraguaçu, localizado no Recôncavo Sul da Bahia, a 160km da capital Salvador sofreram com a falta da chuva. Lavouras perdidas, animais mortos, cisternas, fontes e reservatórios de água secos; esse foi o dia a dia dos produtores rurais.
Esse ano, quando todos já estavam comemorando a chuva farta que iniciou desde o dia de São José no meado do mês de março até os tempos de hoje, eis que vem outro sofrimento, desta vez também causado pela natureza, o ataque fulminante de lagartas nas lavouras de mandioca do Município. Constatamos que o caso não está acontecendo apenas em uma parte da zona rural, mas sim por todas as localidades, o que preocupa o Poder Público Municipal que durante o período de estiagem realizou juntamente com o Ministério da Integração Nacional ações com custos elevados para amenizar o sofrimento da população atingida pela seca.
Mas para o homem do campo o que não falta é a fé. Mesmo com todo o sofrimento da seca e agora do ataque de pragas, o agricultor ainda continua com a esperança de dias melhores para a vida na zona rural.
Anderson Bella
Assessoria Especial de Gabinete
Assessoria Especial de Gabinete
Cabaceiras do Paraguaçu – Ba, em 05 de maio de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário